Quantcast
Investigação

Organização Europeia para a Investigação em Plantas condena ataques a cientistas

laboratório Vida Rural

A Organização Europeia para a Investigação em Plantas (EPSO) endereçou uma carta ao Presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, a pedir que o organismo encoraje a sociedade a “respeitar a independência do aconselhamento científico e a condenar os ataques físicos a cientistas”. A iniciativa surge depois de a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA), em Itália, ter recebido uma encomenda que continha material explosivo endereçado a um cientista que fornece aconselhamento científico independente à EFSA.

Na carta endereçada ao Parlamento Europeu, a EPSO refere que “estamos profundamente consternados por estes ataques e enviamos esta carta diretamente a si para expressar a nossa preocupação. Estes ataques cobardes não são apenas ataques a cientistas individuais que cumprem o seu dever para com uma agência da União Europeia (UE) e que servem assim os cidadãos da UE, mas são também ataques à nossa sociedade aberta e transparente e ao processo científico e intelectual.”

“Sentimos que os cientistas apoiados com financiamento público estão a lidar com um número cada vez maior de ameaças na Europa e no resto do mundo. Nos últimos anos, programas científicos experimentais têm sido atacados em vários locais na Europa, muitos deles a realizar investigação financiada pela UE. Incidentes semelhantes ocorreram nos Estados Unidos da América, nas Filipinas e em pelo menos quatro ataques com ameaça à vida foram concretizados contra investigadores e instituições de investigação na América Latina no último ano. Ameaças a cientistas apoiados por financiamento público são ameaças à sociedade que se apoia em evidências produzidas com independência”, acrescenta.

As organizações signatárias dizem que não podem “continuar em silêncio”, uma vez que estes atos “demonstram uma intolerância perigosa à expressão aberta de opiniões de especialistas e do desenvolvimento democrático, social e científico.”

banner APP VR Mobile

Nesse sentido, a EPSO pede que o Parlamento Europeu “encoraje a sociedade a respeitar o aconselhamento científico independente e que condene de forma unânime e incondicional os recentes ataques à EFSA, reiterando o seu apoio à investigação científica e que proponha medidas para prevenir ataques específicos a cientistas e/ou a instalações científicas.”

Até agora, 35 organizações de investigação científica europeias já subscreveram o documento que está agora aberto também a sociedades e academias científicas. O CiB – Centro de Informação de Biotecnologia foi uma das entidades que já assinou e, num comunicado emitido esta quarta-feira (6 de julho) refere que as outras entidades que o desejem fazer deverão enviar um email para epso@epsomail.org.

Leia a carta aberta aqui.