PCP e BE pedem esclarecimentos sobre produção e preço dos alimentos

PCP e BE pedem esclarecimentos sobre produção e preço dos alimentos

O PCP acaba de solicitar ao governo, na Assembleia da República, esclarecimentos quanto aos apoios comunitários para a produção de leite.

“No caso do leite, nomeadamente, a Comissão Europeia autorizou os Estados-membros a conceder aos agricultores um auxílio estatal no montante máximo de 15 mil euros. […] Aquele montante podia, segundo a Comissão, ‘ser concedida numa só fração por exploração até ao final de 2010’, deduzindo os auxílios ‘mínimos’ que possam ter sido recebidos desde 2008”, informa Agostinho Lopes, o responsável pela instância. Assim, o mesmo solicita informação sobre “os valores distribuídos em 2009 e 2010 à produção de leite, face à margem permitida de 15 mil euros, com uma informação por exploração agrícola, por quilo de leite e por cooperativa de produtores leiteiros”, assim como pergunta “que outras ajudas foram distribuídas aos produtores de leite no âmbito das medidas de apoio, suportadas pela União Europeia”. Também requer “uma informação sobre a aplicação do ‘quadro temporário’ de janeiro de 2009 em Portugal, com as verbas distribuídas por região agrícola, exploração e por setor”.

Por seu lado, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda enviou igualmente um pedido com caráter de urgência ao Governo, no passado dia 4, para que se esclareça as medidas tomadas e a tomar para enfrentar a escalada internacional dos preços agroalimentares.