Quantcast
Agricultura

Portugal é o país da UE que mais soma trabalhadores por conta própria na agricultura

Portugal é o país da UE que mais soma trabalhadores por conta própria na agricultura

Portugal é, entre os países da União Europeia, aquele que tem mais pessoas a trabalhar por conta própria no setor da agricultura. A conclusão é do estudo ‘flexibility@work2015’, encomendado pela Randstad a um investigador da Faculdade de Dartmouth, que revela que a taxa de autoemprego na agricultura chegou aos 74,8% no terceiro trimestre de 2014, o valor mais elevado entre os países da Europa a 28.

De acordo com o Público, o estudo centra-se nos anos da crise e revela que, entre 2008 e 2014, “pouco mudou na proporção de trabalhadores por conta própria neste sector.” “Naturalmente os países com maior proporção de trabalhadores na agricultura tendem a apresentar taxas de autoemprego mais elevadas. Por exemplo, na Grécia, 13,7% da população ativa trabalha na agricultura, enquanto em Portugal a percentagem é de 10,2%, comparando com 3% em França, 1,4% na Alemanha e 1% no Reino Unido”, indica o investigador responsável pelo relatório.

banner APP

Em Portugal, o número de pessoas a trabalhar por conta própria caiu mais do que o número de empregados (-5%) e o seu peso sobre o total do emprego é de 16% (18% em 2007). Para além disso, o estudo mostra que “as mulheres são menos propensas a trabalhar por conta própria” e que esta “é uma opção comum entre os mais velhos, acima dos 65 anos, como complemento à reforma.”