Quantcast
 

Produtores controlam gestão de 12 silos de cereais

Produtores controlam gestão de 12 silos de cereais

Várias organizações de agricultura e produtores de cereais acabam de assinar um acordo com a Direção-geral do Tesouro para que a gestão de 12 silos de cereais passe a ser controlada pelos produtores.

Os silos pertenciam anteriormente à empresa estatal EPAC. Agora, com este acordo, os produtores passam a gerir os terrenos com a responsabilidade de garantir a sua manutenção e recuperação, através de um plano de investimento e modernização, por um período de 30 anos. Outra das condições é que os silos passem a ser usados como reserva nacional de cereais.

O ministro da Agricultura, António Serrano, admitiu que esta era uma reivindicação antiga dos produtores de cereais e declarou à agência Lusa que “isto permite um melhor controlo sobre a produção” e também sobre “o momento da venda”. “É um instrumento de gestão dos produtores”, acrescentou.

banner APP
 

Para além daqueles 12 silos, restam cerca de cinco espaços ainda sem destino definido. “Concentrámo-nos naqueles que tinham mais impacto, maior capacidade de armazenagem, melhores condições para estarem ao serviço do setor e onde houve maior empenho e interesse por parte das organizações de produtores e cooperativas”, justifica António Serrano.