Alqueva

Reabilitação do Perímetro de Rega da Vigia e ligação a Alqueva vai ser inaugurada

EDIA quer aumentar taxa de adesão ao regadio

Vai ser inaugurada no próximo dia 8 de abril a reabilitação do Perímetro de Rega da Vigia e a sua ligação ao Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva. Estas obras representaram um investimento na ordem dos 5,5 milhões de euros, integralmente financiados pelo PRODER.

O perímetro de rega da Vigia, que ocupa uma área com aproximadamente 1 500 hectares, serve 446 prédios rústicos e tem origem de água na barragem da Vigia, facto que até aqui tem levado a que um em cada cinco anos este perímetro sofra os efeitos da seca.

“Com a reabilitação agora efetuada e com a ligação ao Empreendimento de Fins Múltiplo de Alqueva a partir da albufeira do Monte Novo, fica garantida a regularização do armazenamento, assegurando-se assim as campanhas de rega no futuro sem necessidade de rateio de água”, explica a Associação de Beneficiários da Obra da Vigia em comunicado.

De acordo com a associação, as principais culturas no perímetro de rega da Vigia, que tem registado uma taxa de adesão a rondar os 90%, têm sido o milho, o girassol, o olival e a vinha. No futuro é esperada uma alteração no tipo de culturas, nomeadamente com um aumento de área de olival e a instalação de novas culturas na região, como as nogueiras.