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Setor da distribuição lança nova campanha para promover batata portuguesa

Setor da distribuição lança nova campanha para promover batata portuguesa

A campanha ‘Batata Portuguesa – Nasce à Porta’, promovida pela Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) em parceria com a Associação da Batata de Portugal (Porbatata), está de volta aos super e hipermercados nacionais, pelo segundo ano consecutivo. O objetivo, segundo as associações, é incentivar o consumo de batata nacional e informar os consumidores portugueses das vantagens nutricionais da batata.

A campanha vai marcar presença em 800 pontos de venda nacionais das várias cadeias de distribuição aderentes com cartazes e outros materiais disponibilizados. Para além disso, a iniciativa pretende comunicar que, pela proximidade da sua origem, a batata portuguesa é mais amiga do ambiente, pois implica menos horas de transporte e menos gastos em energia de conservação.

“Na primeira edição da campanha de promoção da Batata Portuguesa, em 2018, sentimos que os consumidores portugueses, cada vez mais exigentes nas suas escolhas, estavam ávidos de informação sobre este produto. A batata está muito presente na nossa Dieta Mediterrânica, mas está associada a mitos e sabe-se pouco sobre ela, a sua proveniência, as variedades, as qualidades nutricionais. Esta segunda edição da campanha, que conta com mais insígnias da Distribuição aderentes, tem como objetivo estreitar esses laços de proximidade entre a produção e os portugueses”, explica António Gomes, presidente da Porbatata.

Em Portugal, a área de cultivo de batata ronda os 22 mil hectares, com a produção a atingir, em média, 450 mil toneladas, segundo dados do Eurostat. Na última década, com a modernização do sector, a produtividade por hectare desta cultura tem vindo a aumentar, tendo superado, em 2018, 21 mil toneladas por hectare, também de acordo com o Eurostat.