Quantcast
Vinha

Syngenta realiza formação sobre poda em videira

Syngenta realiza formação sobre poda em videira

A Syngenta realizou durante o mês de fevereiro várias ações de formação sobre poda em vinha na região do Minho, onde alertou para a importância da poda como estratégia de prevenção na transmissão das doenças do lenho.

Num périplo pela região minhota, a Syngenta organizou diversos dias de campo nos quais partilhou com agricultores e técnicos informação sobre técnicas de poda em vinha. A formação sobre poda esteve a cargo de Manuel Oliveira, técnico da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN), que alertou para a importância das medidas profiláticas a executar antes do início da poda, como desinfetar com álcool as tesouras e outros materiais usados na poda, sobretudo após a poda de videiras onde se confirme a existência de doenças

banner APP

“A carga ou número de gomos que deixamos na videira vai influenciar diretamente a produção do ano seguinte. Se retirarmos carga a mais, o que muitas vezes é feito por desconhecimento, a videira produz menos uva do que deveria. É preciso ajustar a poda ao sistema de condução da vinha”, refere Manuel Oliveira num comunicado enviado pela Syngenta.