Quantcast
Comissão Europeia

UE disponibiliza 35 milhões para promoção de produtos agrícolas

Associação de desenvolvimento local preocupada com possível redução de fundos para o desenvolvimento rural

A Comissão Europeia aprovou recentemente 22 programas para a promoção de produtos agrícolas na União Europeia e em países terceiros. Dos 70 milhões de euros orçamentados para estes projetos, 35 milhões de euros estão a cargo da União Europeia.

Os programas selecionados dizem respeito a produtos com certificação DOP (designação de origem protegida), IGP (indicação geográfica protegida) e ETG (especialidade tradicional garantida): vinhos, carne produzida de acordo com os regimes de qualidade nacionais, produtos biológicos, leite e produtos lácteos, fruta e legumes frescos, plantas ornamentais, mel e produtos apícolas, carne de vaca, de vitela e de porco e carne de aves de capoeira de qualidade.

O Comissário europeu responsável pela Agricultura e o Desenvolvimento Rural, Dacian Ciolos, saudou esta decisão e referiu que “considero a promoção dos produtos agrícolas da União nos mercados da UE e dos países terceiros um elemento importante da política agrícola, em especial para os produtos de qualidade. E a prova disto mesmo é que estamos a preparar uma nova iniciativa política sobre a promoção, que será publicada nas próximas semanas. Não tenho dúvida de que o aumento das exportações europeias de produtos de qualidade pode ter um papel importante no relançamento económico da UE. Na próxima semana deslocar-me-ei ao Japão e à Coreia do Sul no quadro de uma outra iniciativa de promoção das exportações da UE.”

banner APP
 

Dois dos programas selecionados foram propostos para mais do que um Estado-Membro. As regiões e países terceiros alvo dos programas são América do Norte, Rússia, América Latina, Noruega, Suíça, Médio Oriente, Sérvia, Montenegro, Antiga República da Jugoslávia, República da Macedónia, Bósnia e Herzegovina e Kosovo.