Quantcast
 

UE vai cofinanciar estudos de vigilância sobre desaparecimento de abelhas

UE vai cofinanciar estudos de vigilância sobre desaparecimento de abelhas

A Comissão Europeia (CE) vai contribuir com 3,750 milhões de euros para cofinanciar estudos de vigilância sobre os desaparecimentos das abelhas, com o objetivo de melhorar a disponibilidade de dados sobre a saúde destes importantes agentes de polinização.

Os estudos de vigilância têm de incluir, no período antes do inverno, controlos das colmeias, seguidos de visitas pós inverno, de forma a verificar as alterações. Estão também previstos controlos durante o verão. Assim, dependendo de como estão desenhados os programas dos Estados-membros, espera-se que a primeira visita se realize antes do inverno de 2012 e a segunda no ano seguinte. Desta feita, o período de aplicação da decisão 2011/881/UE vai de 1 de janeiro de 2012 a 30 de junho de 2013, avança o portal espanhol Agrodigital.

Foram enviados por 20 Estados-membros propostas para estes estudos, que estão em processo de avaliação. Posteriormente a CE repartirá o financiamento entre as propostas aceites.

banner APP
 

A taxa de cofinanciamento comunitária máxima será de 70%, podendo cofinanciar os gastos com as provas de laboratório e recursos humanos.