Segundo dados da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVR Lisboa), os vinhos desta região são os que mais têm contribuído para colocar Portugal no ranking dos grandes exportadores para a Noruega. “Em 2012, ano de algum crescimento, 61% do total de vinhos portugueses exportados para a Noruega foram da Região de Lisboa, que, ao todo, comercializou mais de 1 milhão e 400 mil litros”, refere Vasco d’Avillez, presidente da CVR Lisboa.
O consumo de vinhos portugueses na Noruega tem crescido sobretudo no segmento de brancos, onde se registou um aumento de 17,3% nos primeiros 6 meses de 2013 face ao período homólogo.
“As exportações dos Vinhos de Lisboa acompanham esta tendência de crescimento dos vinhos portugueses, com um grande aumento no consumo dos vinhos brancos, mas a nossa grande base de negócio continua a ser o vinho tinto”, continua Vasco d’Avillez.
O vinho português mais vendido da Noruega é o Vidigal Reserva 2010, vinho tinto da região de Lisboa que ocupa o 15º lugar no ranking dos 20 vinhos de garrafa best-sellers na Noruega.