Quantcast
Especial Marketing de Vinhos

A revolução digital no mundo do vinho já chegou à sua adega?

Foto  Website da Adega Fernão Pó

Ligar mais apreciadores à sua marca é um passo crucial para o crescimento. Felizmente nunca como hoje houve tantos meios para reforçar esta relação: computadores, tablets e telemóveis são os motores da evolução.

No triângulo que envolve os produtores vinícolas, o retalho e os consumidores, a ligação mais ténue é entre o produtor e o consumidor. No entanto, embora o consumidor tenha um contacto direto com a loja é ao produtor que deseja ligar-se. É este que lhe transmite a emoção, a paixão. O supermercado é só o meio para chegar ao vinho.

“Compramos um vinho não apenas pelo produto em si, mas pela história por trás. Assim como um adolescente compra um disco não só pela música, mas para alimentar o amor não correspondido por Justin Bieber” nota Philip James fundador do portal de vinhos Snooth.

Facebook da Quinta do Piloto: ponto de contacto com o público de um produtor de vinhos de Palmela com uma rica história para partilhar.

Facebook da Quinta do Piloto: ponto de contacto com o público de um produtor de vinhos de Palmela com uma rica história para partilhar.

A prova está no crescente interesse por provas e feiras que promovem o contacto direto entre apreciadores e produtores. Mas sobretudo nos novos meios digitais -Internet, redes sociais, Apps e outras ferramentas – que estão operar uma verdadeira revolução no mundo do vinho.

Vinho, computadores e telemóveis: a harmonia surpreendente!

Hoje a Internet dá mais poder que nunca ao consumidor de vinhos. Permite-lhe exprimir-se em blogs, partilhar experiências no Facebook, pesquisar informação no Google e contactar os seus produtores favoritos. As vendas online apresentam um verdadeiro boom: em poucos anos a brasileira wine.com.br tornou-se o maior e-commerce da América Latina, a maioria das vendas na China é feita on-line e até a Amazon participa na festa.

O mundo virtual já é considerado o melhor amigo do apreciador de vinhos. Nos últimos anos tem havido uma grande mudança graças às redes sociais, com mais acesso à informação sobre vinhos e adegas de todo o mundo, movida por evangelistas como Gary Vaynerchuk. Se antes o vinho era um hobby para conhecedores, hoje é acessível a todos, em grande parte graças à forma como adegas e apaixonados estão a usar os meios digitais.

Estratégias para comunicar no mundo virtual

Internet e redes sociais são já uma presença quotidiana, ainda mais com a migração acelerada para telemóveis e tablets. Muitas adegas estão a comunicar aí com os seus clientes o que implica algumas mudanças.

Vivino, uma das várias app (aplicações) que permite obter toda a informação sobre um vinho através do telemóvel.

Vivino, uma das várias app (aplicações) que permite obter toda a informação sobre um vinho através do telemóvel.

“Precisamos de simplificar a mensagem e começar a falar das pessoas como “público” em vez de “consumidores”.  As pessoas não estão à espera que lhes vendam algo como há 30 a 40 anos. É uma mudança importante. Implica respeito, temos de envolver e entretê-los, porque isso é o que o público quer.” Afirmou recentemente um famoso publicitário (e também produtor de vinho) John Hegarty à WSTA – Wine & Spirit Trade Association numa conferência sobre novas formas de comunicar o vinho.

E a sua empresa, no meio disso? Se é como a maior parte, das duas, uma: ou ainda não tira todo o partido dos meios digitais, ou já deu uns passos tímidos, mas não definiu uma estratégia.

websites, redes sociais e apps: as ferramentas estão na sua mão

banner APP

Os meios digitais criam incríveis oportunidades para perceber melhor o seu público, ligar, envolver, ganhar visibilidade ou vender. E grande parte de forma gratuita ou quase.  Eis algumas ferramentas úteis.

Banner marketing de vinhos

Website – Criar um site na internet é abrir a adega a todo o mundo. Aqui pode contar a sua história, anunciar cada vinho em várias línguas e até vender. Um bom website é caro e trabalhoso. Para começar, uma página no Facebook é uma boa alternativa.

Facebook – A maior rede social do mundo com 1.23 biliões de utilizadores é o grande ponto de encontro com o público, que pode ver, comentar e partilhar. Não custa nada criar a sua página, mas se quer mais visibilidade pode investir em publicidade paga.

Twitter – É o “SMS da Internet”, a rede para partilha de mensagens curtas até 140 caracteres. Se tem muitas notícias para dar pode ser a melhor aposta – especialmente para grandes empresas e distribuidores com uma rede de parceiros interessados.

Pinterest, Instagram, Youtube, Vimeo:  Redes de alojamento e partilha de fotografias, imagens e vídeo. Indicadas  para divulgar a sua imagem online, sem ficar dependente apenas do Facebook.

Vivino, Adegga, Wine-Searcher, Wine-is

Imagine apontar o telemóvel para qualquer vinho na prateleira e ficar a saber tudo sobre a origem, preços e avaliação de outros apreciadores? Isso é possível com Apps como o Vivino. Não pode alterar avaliações, mas pode listar os seus vinhos e apresentar a sua marca.

Portfolio digital Sivipa: todas as fichas técnicas dos vinhos deste produtor tornadas acessíveis no mundo, para consulta e partilha ágil.

Portfolio digital Sivipa: todas as fichas técnicas dos vinhos deste produtor tornadas acessíveis no mundo, para consulta e partilha ágil.

Issuu e outras publicações online

Para publicar online brochuras e catálogos em formato pdf, permitindo consultar, descarregar e partilhar em qualquer lugar. Um meio ágil de apoiar vendas,  disponibilizar fichas técnicas, ou tornar acessível o seu kit de imprensa.

Cada meio digital é diferente e cada produtor também. Onde estará o seu público? O que melhor encaixa nos seus objectivos? Antes de avançar só porque toda a gente o está fazer, decida onde quer estar.

Para saber mais sobre Wine Marketing e Enoturismo, clique aqui.