O Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA), pertencente à Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), lançou o projeto “Adegas com resíduos circulares”. O projeto pretende promover e economia circular e dar uma segunda vida aos resíduos resultantes da atividade vitivinícola alentejana.
Em comunicado, a CVRA explica que a iniciativa resulta de uma parceria estabelecida com a GESAMB, empresa responsável pela gestão de resíduos urbanos do distrito de Évora, e a Silvex, empresa inovadora em projetos de economia circular em Portugal na área dos plásticos flexíveis.
“Este projeto configura-se como uma oportunidade sinergética entre a produção de resíduos de plásticos usados em ambiente de adega e a necessidade de matérias-primas por parte da Silvex. A iniciativa pretende tornar os resíduos das adegas com a chancela PSVA em subprodutos com valor acrescentado”, salienta o coordenador do PSVA, João Barroso.
Os resíduos são recebidos e controlados pela GESAMB que posteriormente os disponibiliza à Silvex, que será responsável pela reciclagem e a transformação em novos produtos.
O “Adegas com resíduos circulares” conta também com o apoio da Agência Portuguesa do Ambiente.