Quantcast
Agricultura

EDIA promoveu debate sobre independência energética na agricultura

EDIA promoveu debate sobre independência energética na agricultura

A EDIA promoveu uma sessão de apresentação de soluções aplicadas à agricultura em que a independência energética esteve em destaque.

Em comunicado, a EDIA refere que, durante este evento, foram abordadas as soluções elétricas já hoje disponíveis no mercado para a bombagem solar; o transporte pesado elétrico; a utilização de tratores elétricos, pulverizadores, monda elétrica e outros recursos associados à atividade agrícola, entre os quais os adubos produzidos na própria exploração com recurso a energia solar.

 

A EDIA afirma estar “empenhada em partilhar soluções e conhecimentos junto dos seus clientes, abrindo caminho à sustentabilidade do Projeto de Alqueva”.

banner APP

“A eletrificação é uma das migrações que terão necessariamente de ocorrer, substituindo todos os processos que dependem de combustíveis fósseis. Mas em paralelo temos de pensar na origem da eletricidade que as vai alimentar. A produção agrícola só será verdadeiramente sustentável quando conseguir produzir localmente a totalidade das suas necessidades energéticas com recursos a fontes renováveis”, refere o presidente da EDIA, José Pedro Salema.