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Vinha e Vinho

Orçamento dos projetos do concurso de apoio à promoção de vinhos é aumentado

Vinhos do Alentejo valorizam nos mercados internacionais

O Ministério da Agricultura vai aumentar em quatro milhões de euros a dotação orçamental comunitária referente aos projetos submetidos no âmbito do Concurso de apoio à promoção de vinhos, em mercados de países terceiros.

Em comunicado, o Ministério afirma que esta medida comunitária de apoio à promoção de vinhos, aplicada por Portugal no quadro do programa nacional de apoio ao setor vitivinícola, contabilizou para o ano de 2021 uma intenção de investimento superior à dotação do Aviso de abertura do Concurso. Nesse sentido, e de forma a garantir a elegibilidade das ações de promoção das candidaturas submetidas, a dotação comunitária foi reforçada de seis milhões para dez milhões de euros.

Para a Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, “a promoção dos vinhos de Portugal em mercados de países terceiros tem sido fundamental para o comportamento positivo das exportações nacionais, inclusive no contexto de pandemia, sendo de destacar o desempenho das exportações do vinho certificado no mês de abril, segundo os últimos dados do INE.”

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O mês de abril de 2021 registou, à semelhança do mês de março, um comportamento positivo para as exportações nacionais em volume, valor e preço médio, concluindo-se o mês com +28,6%, +31,4% e +2,2% respetivamente. Em comparação com o mês de abril de 2020, Portugal registou um aumento de 27,6% em volume, de 30,7% em valor e de 2,4% no preço médio.

Os mercados dos Estados Unidos, França e Alemanha foram os que mais contribuíram para o impacto positivo. De salientar, ainda, o desempenho no mercado do Canadá, Bélgica, Países Baixos e Suíça, que registaram um crescimento nas vendas, em valor e no preço médio.