A marca finlandesa chamou a imprensa especializada a Berlim no passado mês de novembro, para dar a conhecer a quarta geração da Série T que chegará ao mercado em quatro versões: Direct, Versu, Active e HiTech. Os três primeiros já estão em fase de produção, mas o Hitech entra em fabrico apenas no início de 2015.
Apesar do ADN ‘nórdico’ novo T tem a particularidade de ter sido testado em Portugal. Para perceber o comportamento das máquinas em condições extremas foram realizados testes no passado verão na região alentejana, com muita poeira e temperaturas superiores a 35º. A ideia era perceber se o sistema de refrigeração do motor aguentava altas temperaturas. A marca garante ter passado neste teste.
A nova linha
A nova linha que inclui uma transmissão Powershift e um sistema hidráulico com sensor de carga de acionamento mecânico. Desta forma, o pedal da embraiagem só é necessário ao ligar motor. A Powershift automática funciona agora de acordo com uma nova lógica, já que o pedal do acelerador não controla o regime do motor, mas sim a velocidade de marcha, tal como acontece durante a condução de um veículo com transmissão contínua.
O sistema automático torna-se assim útil durante a utilização de acessórios acionados por TDF, pois permite ao condutor alternar entre as mudanças e ajustar a velocidade, bastando acionar o pedal do acelerador, o que permite que as mãos fiquem desimpedidas para o controlo da combinação trator-acessório.
O sistema possui ainda funcionalidades exclusivas, tais como uma função de arranque em subidas e um assistente do sistema hidráulico, que facilitam os trabalhos com carregador frontal.
Os motores
Todos os modelos da Série T possuem motores AGCO Power, os dois modelos mais pequenos com 6,6 litros, e os de maior dimensão com uma cilindrada de 7,4 litros. As emissões dos gases de escape são minimizadas por um sistema de SCR padrão em conformidade com a fase IV e o turbo dos motores mais recentes está equipado com uma válvula de bypass eletrónica que permite ao motor responder rapidamente e debitar um nível excelente de binário mesmo a baixas rotações. O sistema de SCR, o turbo otimizado e a unidade do motor permitem eficiência de combustível e eliminam a necessidade de um sistema de recirculação dos gases de escape ou de um filtro de partículas diesel.

O modelo T174 está também disponível com a funcionalidade EcoPower. Na prática, quando o condutor prime o botão Eco, o regime do motor baixa para as 1800 rpm e o binário aumenta. O consumo de combustível é assim reduzido em aproximadamente 10%, permitindo simultaneamente reduzir o nível de ruído e prolongar a vida útil do motor.
A nova cabina
A Série T aposta numa nova cabina mais espaçosa e silenciosa. Os pilares curvados para fora aumentam o espaço interior disponível para o condutor, enquanto as dimensões externas se mantêm compactas. A cabina tem agora mais 20 centímetros de largura na área do banco do condutor em comparação com a geração anterior.
A combinação dos vidros dianteiros e traseiros com aquecimento elétrico, limpa para-brisas dianteiro com um alcance de 270 graus, câmaras de estacionamento instaladas de fábrica, luzes de trabalho LED e luzes traseiras com os seis metros quadrados de vidro permitem uma visibilidade acrescida. Destaque para a janela adicional na parte dianteira do tejadilho que ajuda durante os trabalhos com carregador frontal. A cabina de silvicultura opcional tem também uma janela na parte traseira do tejadilho. O conforto do condutor foi ampliado graças a um altifalante estéreo com subwoofer, uma caixa refrigerada e um sistema de recuo TwinTrac que pode ser ajustado lateralmente, bem como um aquecedor auxiliar, instalado de fábrica, alimentado a combustível e com ativação por telefone. Algumas destas funcionalidades vêm equipadas de série, mas as restantes terão de ser ‘encomendadas’.
Mais atenção à manutenção
A facilidade de utilização e manutenção é uma premissa dos novos T. Os intervalos de assistência correspondem a um período de 600 horas, sendo a verificação diária do nível do óleo facilitada pelas informações apresentadas nos visores de inspeção. Os radiadores e os filtros são também de fácil acesso, sem necessidade de utilizar ferramentas.
A nova Série também está disponível com o sistema de direção assistida AutoGuide e o sistema de telemetria AgCommand. O AutoGuide utiliza sinais de satélite e de corecção para direcionar o trator com precisão, mesmo no espaço de um centímetro. Já o sistema de monitorização remota AgCommand permite ao proprietário monitorizar a utilização do trator, antecipar as necessidades de manutenção e compilar dados de funcionamento que podem ser utilizados, por exemplo, pelos prestadores de serviços para efeitos de faturação.