A Academia do Centro de Frutologia Compal abriu as candidaturas para a integração na sua academia, sendo que vai atribuir também bolsas de instalação aos três melhores projetos, com um valor de 20 mil por projeto. Podem candidatar-se todos os empreendedores frutícolas que pretendam instalar-se pela primeira vez, aumentar a sua exploração agrícola ou reconvertê-la, até 16 de fevereiro.
A academia selecionará 12 empresários com projetos de produção frutícola, que receberão formação teórica e prática sobre temas como associativismo, fruticultura, gestão agrícola, marketing, sustentabilidade e tecnologia.
A lista de culturas frutícolas com as quais se podem candidatar são amora, cereja, framboesa, maçã, mirtilo, romã, pêra Rocha, kiwi e groselha, entre outras.
A formação inclui visitas a explorações modelo de norte a sul do País, sessões com módulos teóricos e contacto com a realidade, com novos modelos de negócio e técnicos altamente especializados. O objetivo é permitir aos formandos integrar uma rede de networking, que cresce de ano para ano e possibilita novas colaborações e parcerias entre participantes e importantes intervenientes do sector agrícola nacional.
Nos últimos dez anos, a Academia do Centro de Frutologia Compal conta com mais de cento e trinta empreendedores frutícolas, mais de quinhentas horas de formação, distribuídos por setenta e quatro municípios de norte a sul de Portugal e atribuiu um total de seiscentos e trinta mil euros em bolsas de instalação.