A Monsanto retirou a oferta de aquisição da Syngenta, depois da empresa suíça ter dito que a oferta de 41 mil milhões de euros não correspondia às suas expectativas. Desde o anúncio, as ações da Monsanto dispararam em mais de 8%.
“Sem uma base construtiva de acordo por parte da Syngenta, a Monsanto vai continuar focada nas oportunidades de crescimento construídas nos seus negócios”, referiu a Monsanto em comunicado.
As ações da Syngenta, por outro lado, sofreram uma quebra abrupta após o anúncio, caindo mais de 20% no mercado norte-americano.
A Monsanto fez pela primeira vez uma oferta sobre a Syngenta em maio deste ano, proposta desde logo recusada pela Syngenta que defendeu que “a oferta da Monsanto não reflete as projeções de crescimento da companhia.”
De acordo com o Financial Times, o presidente da Syngenta, Michel Demaré, explicou na altura que cotação da empresa está desvalorizada devido à evolução do franco suíço, no entanto, “os lançamentos recentes de novos produtos estão a atingir rapidamente crescimentos nas vendas, devido à forte procura por novas tecnologias. Além disso temos um forte ‘pipeline’ de inovações de produtos para proteção de culturas em desenvolvimento, que garantem um potencial de vendas de mais de três mil milhões de dólares.”