Fitofarmacêuticos

Agricultores do Sul criam unidade móvel para inspeção de equipamentos de aplicação de fitofarmacêuticos

A ACOS – Agricultores do Sul foi recentemente reconhecida pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária como Centro de Inspeção Periódica Obrigatória de Equipamentos de Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos. Nesse sentido, a associação criou um novo serviço técnico que presta serviços de inspeção e de certificação de pulverizadores através de uma unidade móvel.

Numa nota enviada às redações, a ACOS refere que esta unidade móvel permite “realizar as inspeções no local onde estão os pulverizadores, sendo apenas necessário marcação prévia”.

Este serviço agora criado pela associação pretende ir ao encontro da legislação em vigor e que a partir de novembro deste ano estabelece o regime de inspeção obrigatória dos equipamentos de aplicação dos produtos fitofarmacêuticos autorizados para uso profissional.

“Estão isentos de inspeção obrigatória os equipamentos novos, ou seja, adquiridos depois de 16 de outubro de 2010, bem como os equipamentos utilizados em pulverização manual e que comportem barra de pulverização inferior a três metros de largura e os equipamentos que não se destinam à aplicação por pulverização”, refere a ACOS.