Quantcast
Agroindústria

Amorim lança rolhas de cortiça naturais sem ‘sabor a rolha’

Corticeira Amorim rolhas de cortiça naturais Vida Rural

A Corticeira Amorim anunciou esta semana o lançamento de uma tecnologia “inovadora” para a indústria das rolhas de cortiça e que permitirá aos produtores vinícolas utilizar rolhas de cortiça naturais com garantia de TCA não detetável. Batizada de NDTech, a tecnologia introduz “pela primeira vez” uma triagem individual nas linhas de produção de rolhas de cortiça baseada em cromatografia gasosa e resulta de um investimento de 10 milhões de euros que será feito ao longo de cinco anos.

Numa nota enviada às redações, a Corticeira Amorim refere que a NDTech permite, numa escala industrial, a análise individual de rolhas de cortiça natural através de cromatografia gasosa em apenas 20 segundos, uma grande evolução, tendo em conta que tradicionalmente esta técnica demora cerca de 14 minutos, viabilizando a sua utilização a nível industrial.

António Rios de Amorim, Presidente e CEO da Corticeira Amorim, revela que esta aposta da empresa tem sido determinante para “a consolidação do papel da Corticeira Amorim como líder da indústria que, nos últimos cinco anos, viu as suas vendas de rolhas passaram de 3 mil milhões para um número recorde de 4,2 mil milhões em 2015.”

“Este crescimento resulta, em parte, de uma maior perceção generalizada das vantagens técnicas e de sustentabilidade da rolha de cortiça, assim como da capacidade que esta tem de aportar valor ao vinho. Com NDTech, simplesmente tornamos melhor aquele que já é o melhor vedante para vinho”, acrescenta.

banner APP

A tecnologia NDTech é capaz de detetar qualquer rolha de cortiça que apresente mais de 0,5 nanogramas/litro (partes por trilião) de TCA, removendo-a automaticamente da linha de produção. “Este nível de precisão numa escala industrial é surpreendente, tendo em conta que o limiar de deteção de 0,5 nanogramas/litro pode ser o equivalente a uma gota de água em 800 piscinas olímpicas”, defende a Corticeira Amorim.

Para já, a tecnologia será aplicada à gama de rolhas naturais premium da Corticeira Amorim, utilizadas por algumas das marcas de vinho mais importantes do mundo, incluindo as principais marcas nacionais.

De acordo com a empresa nacional, até agora a recetividade em relação à tecnologia por parte dos produtores de vinho tem sido “muito positiva, tendo em conta a importância da rolha natural no packaging premium de vinhos, muito valorizada em mercados-chave para a exportação, como os EUA ou a China.”

Segundo Miguel Cabral, Diretor de I&D da Corticeira Amorim, “desde há muitos anos que na Corticeira Amorim trabalhamos focados neste objetivo, sendo agora possível analisar cada rolha de cortiça individualmente, através do recurso a cromatografia gasosa em apenas alguns segundos, o que viabiliza esta tecnologia numa escala industrial.”