Quantcast
Cortiça

Campanha de extração de cortiça rendeu 87 mil toneladas

cortiça

A campanha de extração de cortiça rendeu este ano uma quantidade na ordem das 87 mil toneladas, cerca de 6 milhões de arrobas. De acordo com os dados revelados esta semana pela FILCORK- Associação Interprofissional da Fileira da Cortiça, “a campanha de extração de 2015 foi caracterizada por uma primavera seca e com temperaturas elevadas o que levou à antecipação da extração em algumas regiões do país”.

De acordo com a associação, estima-se que entre Portugal e Espanha, a campanha deste ano tenha atingido as 127,5 mil toneladas (8,5M de arrobas). “A campanha de 2015 registou uma tendência de maior amplitude de preços, com um aumento do valor das melhores cortiças. Esta situação não teve repercussão significativa no preço médio global”, refere.

banner APP

Para além disso, e de acordo com dados da FILCORK, à semelhança dos últimos anos, as exportações nacionais de cortiça continuam a crescer. Em 2014, registou-se um incremento de 1,5% face a 2013, com um valor alcançado de 846 milhões de euros.

“As novas aplicações de cortiça têm permitido potenciar o reposicionamento da imagem desta matéria-prima, natural, sustentável e suporte de ecossistemas de grande valia ambiental e paisagística. Igualmente, têm permitido ampliar o leque de produtos para a indústria suportar uma estratégia de diversificação dos seus mercados”, refere a organização.