Quantcast
Agricultura

CAP felicita responsáveis pela reconstrução do canal do Mondego

Foto Canal do Mondego

A CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal felicitou, em comunicado, os responsáveis pela reconstrução do dique e canal condutor geral do rio Mondego, que vem beneficiar os agricultores da região afetada pelas intempéries do inverno passado.

A obra, concluída pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) na zona de rotura em Santo Varão, em Montemor-o-Velho, permite ainda o funcionamento em plena campanha agrícola no presente verão.

 

“Trata-se de uma intervenção complexa, executada em tempo recorde, num contexto de pandemia, que merece o reconhecimento da parte da Confederação ao trabalho desenvolvido pelos técnicos e pelos serviços oficiais envolvidos, sob coordenação da APA, com um desfecho muito ansiosamente aguardado pelos milhares de agricultores do Vale do Mondego”, refere Eduardo Oliveira e Sousa, presidente da CAP.

banner APP

A intervenção de reconstrução havia sido prevista com caráter de urgência numa resolução do Conselho de Ministros de 3 de fevereiro, depois de, em dezembro de 2019, as cheias do Baixo Mondego terem provocado vários danos nas infraestruturas de contenção de cheias, entre as quais uma rotura do dique e canal condutor geral da margem direita do leito central do rio Mondego, com cerca de 150 metros de extensão.

 

A conclusão da intervenção restabelecer assim a circulação plena de água, ainda a tempo de assegurar o pleno abastecimento aos campos agrícolas do Baixo Mondego durante o verão.