Quantcast
Agroindústria

CAP quer revisão do sistema de seguros agrícolas

CAP quer revisão do sistema de seguros agrícolas

A CAP pediu a revisão do sistema de seguros para a atividade agrícola para contemplar e garantir cobertura do capital produtivo contra fenómenos climatéricos intensos e imprevisíveis.

Segundo explicado em comunicado, o apelo ocorre na sequência dos estragos causados pela queda intensa de chuva e granizo, em várias ocasiões, entre o final de maio e a passada segunda-feira, dia 12 de junho, que afetou os agricultores da região de Trás-os-Montes e Alto Douro.

 

A organização exige que as coberturas contempladas pelo Sistema de Seguros Agrícolas (SSA) sejam revistas, desde logo garantindo verbas que possibilitem a reposição do capital produtivo.

banner APP

Nesse sentido, no entender da CAP, o Governo deve efetuar uma avaliação técnica e económica profunda do SSA, por forma a que o prémio que lhes está associado seja financeiramente comportável por parte dos agricultores.

 

A destruição provocada pela intensidade dos fenómenos climatéricos afetou cerca de seis mil hectares de vinha, mil de olival e 650 de Fruticultura (maçã e pêssego) em sete concelhos da região.