Francisco Mateus é o novo Presidente da direção da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA). O responsável sucede a Dora Simões, ficando responsável por implementar a estratégia para os Vinhos do Alentejo e pela gestão da CVRA.
Numa nota enviada às redações, a CVRA explica que da nova direção fazem ainda parte Maria Pica, em representação dos interesses no comércio de vinhos e produtos vínicos, e Hernâni Capucho, em representação dos interesses na produção de uvas.
Com um Bacharelato em Engenharia das Indústrias Agroalimentares e com uma Licenciatura em Gestão, ambos pelo Instituto Politécnico de Santarém, e com uma pós-graduação em Direção de Empresas, pela AESE/IESE Business School da Universidade de Navarra, Francisco Mateus tem 20 anos de experiência no setor vitivinícola.
Francisco Mateus iniciou o seu percurso profissional nas áreas do controlo e fiscalização no setor do vinho, em Santarém, e posteriormente na gestão de medidas comunitárias de apoio. Diretor de departamento no IVV – Instituto da Vinha e do Vinho (Ministério da Agricultura), desde 2007, fez parte da equipa que representou Portugal em Bruxelas na negociação entre Estados-membros e a Comissão Europeia sobre a reforma da legislação base do setor vitivinícola europeu (OCM Vinhos de 2008); preparou e assegurou a gestão operacional dos dois programas de apoio nacional ao setor do vinho para os períodos 2009-2013 e 2014-2018 e implementou em Portugal medidas específicas de apoio, como a Promoção de Vinhos em Países Terceiros.