Agricultura

Governo tem incentivo de 320 M€ para criação de centrais de biomassa

Governo tem incentivo de 320 M€ para criação de centrais de biomassa

A Comissão Europeia aprovou esta semana um apoio de cerca de 320 milhões de euros que será aplicado na construção de centrais de biomassa em Portugal. De acordo com o Governo português, o objetivo é promover a limpeza de áreas de elevado risco de incêndio.

De acordo com o Jornal de Negócios, estas instalações deverão localizar-se em áreas consideradas “críticas” no que diz respeito a risco de incêndio e têm como objetivo incentivar os donos destas áreas a proceder à sua limpeza para utilizar os resíduos florestais para produção de energia.

A Comissão Europeia diz ainda que este esquema de financiamento deverá prolongar-se por 15 anos e deverá financiar-se “através de um aumento nas tarifas de energia”, apesar de ainda não se saber de que forma esta medida se vai refletir nas faturas dos consumidores.

Bruxelas acredita que este projeto irá “ajudar Portugal a aumentar a quota de eletricidade proveniente de fontes renováveis“, uma medida que vai ao encontro dos objetivos climáticos definidos pela União Europeia.