Agroindústria

Já são conhecidos os vencedores do Concurso de Ideias de Negócio do AgriEmpreende

A 2ª edição do Concurso de Ideias de Negócio do projeto AgriEmpreende distinguiu um método que permite produzir plantas de elevado valor acrescentado, a utilização de terrenos marginais para a produção de biomassa e remoção/controlo de espécies invasoras e snacks de fruta desidratada com sabor a Moscatel. A iniciativa é promovida pelo Agrocluster e pelo InovCluster e recebeu este ano 14 candidaturas.

A Bioexplant foi a grande vencedora e pretende utilizar diferentes métodos laboratoriais (micropropagação in vitro) e de crescimento, como a hidroponia, com o objetivo de produzir plantas de elevado valor acrescentado. A empresa está a desenvolver um processo de produção baseado numa investigação científica que tem permitido desenvolver o crescimento e a multiplicação de plantas através de bioreatores.

A CanaBogne, segunda classificada do concurso, utiliza terrenos marginais (seja por dimensão ou características do solo ou relevo) para a produção de biomassa e para a remoção/controlo de espécies invasoras selecionadas.  A completar o pódio ficou a empresa Sabor a Moscatel, que criou snacks de fruta desidratada com sabor a Moscatel e com base em fruta portuguesa de diversas regiões.

Os primeiro, segundo e terceiro classificados receberão prémios de 5000 euros, 3000 euros e 1000 euros, respetivamente, e serão incubados na Startup Santarém ou no Cei – Centro de Empresas Inovadoras, onde receberão mentoria e apoio para desenvolver os projetos.