Agricultura

Ministério da Agricultura reforça medidas para erradicação de Trioza erytreae

PDR 2020 disponibiliza apoios para ajudar a combater insetos vetores do Citrus Greening

O Ministério da Agricultura anunciou o reforço das medidas de proteção fitossanitária para erradicar o inseto vetor do citrus greening, Trioza Erytreae, em território nacional.

Para o efeito, foi publicada, a 17 de Junho, em Diário da Diário da República, a Portaria n.º 142/2020, do Ministério da Agricultura, que “estabelece medidas de proteção fitossanitária adicionais destinadas à erradicação no território nacional do inseto de quarentena Trioza erytreae Del Guercio”, e a Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) publicou o Despacho n.º 21/G/2020, respeitante à Zona Demarcada para a praga de quarentena Trioza erytreae com os dados atualizados.

As novas regras são alargadas a qualquer pessoa ou pequeno produtor, não apenas aos profissionais agrícolas, pelo que todos têm o dever informar as autoridades e de proceder ao “corte de ramos infetados, destruição pelo fogo, trituração ou enterramento”.

Nas situações em que haja confirmação oficial da presença do inseto vetor, através de identificação morfológica ou análises moleculares aos insetos, a zona será de imediato demarcada, bem como toda a freguesia onde os insetos foram detetados, passando a ser considerada “zona infestada”. Será também demarcada uma zona tampão circundante de 3km, definida a partir dos limites da freguesia que apresente a infestação.