A origem de uma marca pode garantir o seu crescimento sustentável e pode ser “a base para o sucesso duradouro” da mesma. A conclusão é do Relatório de Tendências de 2018, publicado pelo IHG (InterContinental Hotels Group) no World Economic Forum.
O estudo refere que a origem de uma marca pode desempenhar um papel fundamental no reforço da confiança e credibilidade e na forma como os clientes a veem. “A origem de uma empresa oferece continuidade e consistência, num mundo que está em rápida mudança e onde existem cada vez mais plataformas com as quais os clientes se relacionam com as marcas. Este processo cria confiança, um elemento chave no momento de criar valor. Por sua vez, a confiança dá lugar à preferência em relação a outras marcas com preços semelhantes e aumenta a lealdade do cliente”, explica o relatório.
Keith Barr, Diretor Executivo Global do IHG, sublinha que “no incerto e fragmentado mundo atual, a proveniência de uma marca atua como um laço entre o seu passado, presente e futuro, oferecendo uma garantia de experiência, autenticidade e liderança que reforçam a confiança entre os seus consumidores. Acreditamos que a origem de uma marca é um pilar essencial para a liderança setorial e o sucesso a longo prazo e é por isso que lhe damos um lugar de destaque na abordagem do IHG nas nossas marcas hoteleiras e corporativas. O Relatório de Tendências de 2018 destaca a relação clara entre a origem de uma marca e a sua capacidade para um crescimento sustentável.”
E embora a origem se baseie proveniência de uma marca, o relatório conclui que não se trata de preservar o passado, mas de usar a história como base para construir o presente e o futuro.
“A lealdade é extremamente importante para o IHG. Há mais de 70 anos que as nossas marcas oferecem uma experiência de hospitalidade autêntica aos nossos clientes de todo o mundo. Ao longo de todo este tempo, criámos uma profunda confiança nas nossas marcas, aproveitando a nossa reputação para construir o negócio líder e verdadeiramente global que temos hoje em dia. Queremos continuar a ter a confiança dos nossos clientes, franqueados e funcionários. Para isso, recorremos a múltiplas estratégias, incluindo o nosso programa de fidelização IHG Rewards Club, líder na indústria. Mas é a origem das nossas marcas individuais e da marca corporativa IHG que sustenta tudo e constrói a verdadeira confiança e preferência ao longo das gerações”, acrescenta Keith Barr.