O primeiro gin tinto do mundo, o Tinto Gin Premium, começou esta semana a ser distribuído e a primeira ‘edição’ produzida, de cinco mil garrafas, já está toda vendida, por um PVP de 29,80 euros. A inovação é de uma empresa portuguesa e chegará, para além do mercado português, também a Angola, na forma de 600 garrafas.
“Vamos carregar a primeira palete para Angola e vamos entregar hoje aos distribuidores nacionais. Foi um processo um bocado acelerado porque o mercado da Bélgica e França estava a fazer uma pressão muito grande”, explicou à agência Lusa João Guterres, empresário responsável pela ideia.
João Guterres explicou também à Lusa que para produzir o novo gin tinto utilizou as instalações de uma empresa de Valença, licenciada para a produção de vinho, e investiu na aquisição da matéria prima.

O novo gin português conta com um total de 14 ingredientes, como o aneto, loureiro, nevêda, folha de Salgueiro, flor de sabugueiro, ervas de São Roberto, erva cidreira, Lúcia Lima, folha de eucalipto, alecrim e alfazema.
Para já, serão vendidas apenas as cinco mil garrafas da primeira produção, mas a segunda ‘edição’ já tem ingredientes em maceração. A apresentação pública da bebida ocorre no próximo dia 23 de abril no local onde é produzido, em Valença.