As condições de adesão do setor dos Serviços ao “Portugal Sou Eu” estão disponíveis no portal portugalsoueu.pt, podendo as empresas fazer o seu registo. A atribuição do selo “Portugal Sou Eu” obedece a um processo de adesão auto declarativo, através de um compromisso de honra, que confirma o cumprimento das seguintes condições: estabelecimentos ou unidades produtivas localizadas em território nacional; percentagem de incorporação nacional igual ou superior a 80%; percentagem de emprego em Portugal igual ou superior a 50%; valor acrescentado (VAB/vendas) igual ou superior a 50%.
À semelhança do que acontece com a adesão dos produtos ao “Portugal Sou Eu”, a determinação da incorporação nacional é calculada com base numa especificação técnica do IPQ DNPTS4534:2014 que assenta essencialmente numa matriz subdividida em quatro itens da estrutura de custos das empresas: Consumíveis, Fornecimentos e Serviços Externos, Pessoal, Amortizações de ativos intangíveis.
Para além disso, agora já podem aderir ao Estatuto ‘’Estabelecimento Aderente Portugal Sou Eu” todas as empresas que exerçam a atividade de comércio a retalho e restauração. O formulário eletrónico estará brevemente disponível no portal do “Portugal Sou Eu”, devendo ser complementado com uma declaração auto declarativa de compromisso de honra.
Os critérios de adesão das empresas baseiam-se no número de produtos com o selo “Portugal Sou eu” comercializados ou utilizados na confeção das refeições.
Por fim, o programa apresentou ainda o Prémio “Menu Portugal Sou Eu”, iniciativa que foi criada com o objetivo de estimular os estabelecimentos de restauração e o público ‘gourmet’ a escolherem produtos com o selo “Portugal Sou Eu”. As candidaturas para o Prémio “Menu Portugal Sou Eu” estarão abertas entre 15 de fevereiro e 31 de maio de 2015 e serão acompanhadas por um júri especializado.