Cereais

Restaurante Il Mercato começa a produzir pizzas biológicas e DOP com massa-mãe

Restaurante Il Mercato começa a produzir pizzas biológicas e DOP com massa-mãe

Tanka Sapkota, chef especializado em gastronomia italiana responsável pela cozinha do Il Mercato, em Lisboa, começou, recentemente, a trabalhar com Adolfo Henriques, proprietário da Granja dos Moínhos, na Maçussa. Com a ajuda do produtor, vai integrar o trigo barbela e o trigo ‘preta-amarela’ na sua cozinha para criar pizzas biológicas e DOP com massa-mãe.

“A partir de agora, pizzas biológicas feitas a partir de massa-mãe – com a ajuda de uma máquina especial de amassar, pioneira em Portugal, a ‘Impastatrici a bracci tuffanti’ -, preparadas com cereais portugueses resgatados da extinção e produtos de denominação DOP podem encontrar-se na carta do restaurante Il Mercato. No caso do trigo espelta, esta é uma variedade Etrusca nunca antes cultivada em Portugal – e que possui elevados benefícios para a saúde, como o baixo teor de glúten’, dizem os responsáveis pelo restaurante lisboeta.

“Este projeto de usar mais produtos portugueses é de tal modo importante – e fruto de uma vontade antiga – que posso dizer-vos que no início de 2020 a minha procura pela sustentabilidade irá materializar-se de forma mais sólida”, diz ainda o chef Tanka Sapkota, proprietário dos espaços Come Prima, Il Mercato e Forno d’ Oro.