Quantcast
Hortofrutícolas

Tomate coração de boi conta agora com livro, guia e mapa

tomate coração de boi Douro

A Associação Douro Histórico, a Beira Douro – Associação de Desenvolvimento do Vale do Douro e a Associação de Desenvolvimento do Douro Superior juntaram-se num projeto de divulgação do tomate coração de boi, através de um livro, um guia de boas práticas de cultivo e um mapa dos produtores, avança a agência Lusa.

A iniciativa vai apostar também na formação “desde a sementeira à mesa”, sendo que conta com o financiamento do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020. O livro intitula-se “O Tomate Coração de Boi do Douro (A outra riqueza do vale mágico)” e o guia tem com nome “Como cultivar o Tomate Coração de Boi no Douro”.

Relativamente à formação, vão ser organizados dois workshops, um subordinado ao tema “Tomate Coração de Boi, da Sementeira à mesa” e outro “A que cheira o Douro”.Um dos objetivos é sensibilizar os horticultores para a preservação da semente tradicional do fruto de verão.

banner APP

Este projeto decorre no âmbito do movimento de valorização deste tomate que está a ser impulsionado pela empresa de comunicação e animação turística Greengrape desde 2016.

“Nós queremos que este seja também um projeto de revitalização da economia, de promoção de uma agricultura de proximidade e de quilómetro zero, queremos identificar o máximo possível de produtores e inspirar, porque não, outras pessoas. Temos exemplos de gente nova que começou a investir na agricultura e na produção de tomate”, afirmou Celeste Pereira da Greengrape.

Desde 2016 que o projeto de valorização do fruto de verão realiza o Concurso Tomate Coração de Boi do Douro (adiado este ano devido à pandemia) e ainda festival gastronómico em restaurantes aderentes, durante o mês de agosto.