A Comissão Europeia (CE) anunciou esta quinta-feira, dia 5 de dezembro, a criação do Conselho Europeu da Agricultura e da Alimentação (EBAF, sigla em inglês).
Presidido pelo Comissário responsável pela pasta da Alimentação e Agricultura, Christophe Hansen, o comunicado de imprensa dá conta de que este novo órgão consultivo visa “apoiar uma nova cultura de diálogo, confiança e participação multilateral, entre os intervenientes da cadeia de abastecimento alimentar e a sociedade civil, bem como com a CE”.
“A agricultura está no centro do futuro da nossa Europa. Hoje, fazemos avançar a energia do Diálogo Estratégico sobre o Futuro da Agricultura da UE para criar confiança e aproximar as pessoas. O Conselho Europeu do Setor Agroalimentar deve abordar toda a complexidade da cadeia de valor agroalimentar, apoiando os nossos agricultores e impulsionando um sistema agroalimentar mais resiliente, competitivo e sustentável”, realçou a presidente Ursula von der Leyen.
Foi também publicado hoje um convite à apresentação de candidaturas para formar o Conselho de Administração, que será composto, no máximo, por 30 organizações membros que representem três categorias: a comunidade agrícola, outros intervenientes na cadeia de abastecimento alimentar e a sociedade civil, nomeadamente em domínios como o ambiente e o clima, o bem-estar dos animais ou questões relacionadas com os consumidores.
De acordo com o comunicado, o prazo para a apresentação de candidaturas termina em 8 de janeiro de 2025, com a comunicação da entidade europeia a avançar que a finalização da composição do Conselho de Administração aconteça no início de 2025.
O Conselho de Administração é instituído por um período de cinco anos e prevê-se que se reúna duas a seis vezes por ano, avança a nota de imprensa.
É ainda esperado este órgão consultivo preste aconselhamento à Comissão sobre o seguimento do relatório do diálogo estratégico sobre o futuro da agricultura da UE e contribua para os trabalhos sobre a visão para a agricultura e a alimentação, a apresentar nos primeiros 100 dias do novo mandato.