Quantcast
Agricultura

Diálogo estratégico sobre futuro da agricultura oficialmente lançado 

Diálogo estratégico sobre futuro da agricultura oficialmente lançado 

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, lançou ontem, dia 25 de janeiro, o Diálogo Estratégico sobre o Futuro da Agricultura, um novo fórum mandatado para definir uma visão partilhada para o futuro do sistema agrícola e alimentar da UE.

O Diálogo Estratégico reúne as principais partes interessadas de toda a cadeia agroalimentar: incluindo agricultores, cooperativas, empresas agroalimentares e comunidades rurais; bem como ONG e representantes da sociedade civil, instituições financeiras e universidades.

 

O presidente do Diálogo será Peter Strohschneider, que tem experiência como presidente da “Comissão para o Futuro da Agricultura” do Governo Federal da Alemanha. A essa comissão competia uma proposta para uma agricultura e um sistema alimentar ecológica, económica e socialmente sustentáveis, entregue em 2021.

“Chegou o momento de forjar um novo consenso sobre a alimentação e a agricultura entre os agricultores, as comunidades rurais e todos os outros intervenientes na cadeia agroalimentar da UE”, declarou Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia.

 

Será organizada uma série de reuniões temáticas após a reunião de lançamento, que terá lugar no primeiro semestre de 2024. A meta é promover a criação de novas soluções e concretizar uma visão comum para o futuro do setor agrícola e alimentar da UE até ao verão de 2024.

banner APP VR Mobile

Em reação, as associações agrícolas Copa-Cogeca partilharam com Ursula Von Der Leyen um sentido de urgência quanto à necessidade de encontrar soluções concretas e operacionais para a agricultura.

 

“Temos muitos desafios pela frente, quer se trate dos efeitos das alterações climáticas, da competitividade das nossas explorações agrícolas, da necessidade de um rendimento digno, da redução dos encargos administrativos e da renovação da produção, que se tornarão mais agudos nos próximos anos”, declaram.

Os agricultores e as cooperativas agrícolas europeias apelam a debates informados, assentes em informações factuais, provas científicas e conhecimentos especializados, começando no terreno por todas as partes interessadas participantes. “Esta abordagem é crucial para alcançar um resultado positivo e restabelecer a confiança entre as instituições e os agricultores”, concluem.

O Diálogo Estratégico foi anunciado pela Presidente da Comissão Europeia no seu discurso sobre o Estado da União de 2023, a 13 de setembro.