As vendas na Região dos Vinhos de Lisboa cresceram 5%, para um máximo histórico de 69 milhões garrafas, em 2024, revela a Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVR Lisboa), considerando “um desempenho em claro contraciclo com o cenário de abrandamento global no setor”.
“Crescemos 3,5 milhões de garrafas em 2024, para um número recorde de 69 milhões de garrafas, no que é a confirmação absoluta de que os vinhos da Região de Lisboa estão a impor-se cada vez mais no mercado, indo ao encontro de um perfil de consumo que procura sobretudo elegância, frescura, potencial gastronómico e também álcool mais discreto”, avançou Francisco Toscano Rico, presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa.
E continua: “ao mesmo tempo, a afirmação da Região de Lisboa é resultado do grande trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelos diversos produtores, em articulação com a promoção nacional e internacional coordenada entre todos os agentes, e na qual a CVR Lisboa tem feito um grande esforço, como é exemplo o investimento promocional realizado, que ascendeu a cerca de 1 milhão de euros”.
Segundo o comunicado de imprensa, a dinâmica da região é “fortemente” alavancada pelo desempenho no mercado internacional, que representa 80% das vendas, repartidas por cerca de 100 países, liderados pelos Estados Unidos da América (EUA), Reino Unido, Brasil, Canadá, países escandinavos, Alemanha e Polónia.
Já o mercado nacional, representa a restante fatia de 20% nas vendas. Nas diversas categorias de produto, o Vinho Branco cresceu 12%, o Vinho Rosé 22% e o Vinho ‘Leve Lisboa’ apresentou uma evolução exponencial de 88%.
Para Francisco Toscano Rico, “a conjuntura nacional e internacional é desafiante, com uma quebra continuada no consumo, acompanhada da valorização de um perfil específico de vinhos, mais frescos e elegantes, onde Lisboa se impõe de forma diferenciada, graças ao seu terroir atlântico, mais fresco, mais preparado até para responder aos desafios das alterações climáticas”.

O responsável explica ainda que “mais do que nunca temos de continuar a investir na promoção desta excelência, dando mais visibilidade e notoriedade aos Vinhos da Região e ao seu enoturismo. Na promoção internacional, as prioridades para 2025 recaem nos mercados do Brasil e Reino Unido, em estreita parceria com a Viniportugal e com as outras Regiões Vinhateiras nacionais”.
A nota de imprensa dá ainda conta de as vendas totais dos Vinhos de Lisboa registaram uma tendência de crescimento ao longo de todo o ano passado, em agosto, apontavam para um novo recorde absoluto, com a venda de cerca de 50 milhões de garrafas durante os primeiros oito meses.