Quantcast
Hortofrutícolas

Politécnico de Leiria estuda produção de papaias em aquaponia

Laboratorio de Sistemas Multitroficos Integrados 21

Um grupo de investigadores do polo de investigação do LSRE-LCM no Instituto Politécnico de Leiria está a estudar a evolução do crescimento de papaieiras, assim como a viabilidade relativamente à sua frutificação, através da técnica de aquaponia. Esta técnica combina a produção de animais aquáticos, geralmente peixes (aquacultura) com a produção de plantas apenas em água e sem solo (hidroponia).

Segundo explicado em comunicado, o estudo tem uma duração de cerca de 12 meses, pretendendo-se comparar as características morfológicas e de crescimento das plantas, sob o efeito de dois substratos (Leca vs Tijolo triturado).

 

“O objetivo principal é analisar o crescimento dos peixes e os níveis de produtividade das diferentes culturas de plantas num sistema de produção agrícola sustentável, que requer um baixo consumo de recursos (energia e água), um uso reduzido de químicos e não requer uso de solos”, sendo viável em áreas urbanas, explicam os professores e investigadores Fernando Sebastião, Judite Vieira e Raul Bernardino.

banner APP

Entre os projetos já desenvolvidos pelo Politécnico de Leiria, é de referir a avaliação da qualidade da água num sistema de tratamento aquapónico com produção de alfaces, a produção sustentável de hortícolas (canónigos e rúcula), e a produção sustentável de plantas (rúcula, salsa, poejo) com incorporação de tenébrios na alimentação dos peixes.

 

Pretende-se, com o know-how adquirido, apoiar os futuros interessados nesta área com disponibilização de suporte técnico, científico e de formação.