Hortofrutícolas

Açores querem potenciar a fruticultura em ilhas “menos vocacionadas para produção de leite e de carne”

Açores querem potenciar a fruticultura em ilhas “menos vocacionadas para produção de leite e de carne”

O Governo Regional dos Açores quer criar um Plano de Desenvolvimento da Fruticultura na região. De acordo com a publicação regional Açoriano Oriental, já foi criado um grupo de trabalho para preparar o documento, que deverá ser apresentado dentro de seis meses.

João Ponte, secretário regional da Agricultura e Florestas, explica que este plano tem como objetivo “delinear uma estratégia de longo prazo para um setor com claro potencial em ilhas menos vocacionadas para a produção de leite e de carne”. Assim, a estratégia deverá “dinamizar a produção local, mas também a preservação genética de frutas, como, por exemplo, a maçã das Furnas, e culturas, como o ananás da ilha de São Miguel”.

O Governo açoriano avançou ainda que o grupo de trabalho contará com sete elementos que “desempenham funções na Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, na Universidade dos Açores, em associações de produtores, bem como especialistas nesta área, que irão trabalhar sem receber qualquer tipo de remuneração”.