A AdviceAgriBusiness e a HM. Clause Ibérica promoveram no passado dia 15 de outubro um dia de campo dedicado à cultura da cenoura.
“Entre produtores, técnicos e normalizadores, marcaram presença mais de meia centena de pessoas, o que refletiu bem o interesse desta iniciativa, que permitiu a troca de informação e de experiências e dar a conhecer o atual catálogo de sementes de variedades de cenouras da marca HM Clause”, explica a organização numa nota enviada às redações.
O evento serviu para apresentar as variedades Santorin F1, Mercurio F1 e Saturno F1 e os resultados quantitativos e qualitativos dos ensaios para aferir a produtividade comercial de cada variedade, o rendimento em relação à produção bruta e a população de plantas/raízes quantificadas à colheita.

“Estas três variedades são do tipo Nantes, com raízes cilíndricas e com comprimento médio de 18 a 20 cm, adequadas à colheita mecânica, com elevado potencial de produção. A Santorin F1 destaca-se por ter raiz de excelente qualidade, cor interna / externa e com ausência de lenticelas; bom comportamento frente ao espigamento e mantêm-se bem no campo. A Mercurio F1 é uma variedade que se adapta muito bem a diferentes tipos de solo e datas de sementeira, podendo ser instalada em Portugal durante todo o ano; as raízes cilíndricas têm bom comprimento, ficam perfeitamente rematadas, homogéneas com boa coloração e aguentam-se em campo. A Saturno F1 é uma variedade precoce, de vigor médio, adequada para sementeiras de contra estação em Portugal”, refere a AdviceAgriBusiness.
Sérgio Margaço, sócio gerente da AdviceAgriBusiness, afirma que “todos os participantes puderam avaliar as cultivares apresentadas e de um modo geral observou-se que as plantas destas variedades possuem algumas características que as destacam das demais, como a uniformidade e coloração da raiz, acabamento da raiz (formato cilíndrico), a precocidade e a boa produtividade”.