Quantcast
Inovação

Agricultor nacional está a produzir tomate em estufas aquecidas a biomassa

Tomate Vida Rural

Um agricultor nacional da zona de Torres Vedras está a testar, em parceria com o Instituto Superior de Agronomia e a Universidade de Évora, a produção de tomates em estufas aquecidas a biomassa. De acordo com o website Notícias ao Minuto, o objetivo é acelerar a produção e conseguir preços mais competitivos no mercado.

Segundo a notícia, por detrás do projeto inovador está Paulo Maria, da HortoMaria. O empresário agrícola decidiu avançar com a ideia para poder colocar no mercado tomate nacional logo em abril, altura em que, segundo ele, apenas os espanhóis conseguem ter produção.

“Se não tivermos estufas aquecidas, não temos produção ainda nessa altura e só teremos em maio ou junho, quando os preços já são mais baixos, porque a maior parte dos países europeus já está a produzir e os preços não suportam os custos de produção”, contou o agricultor à Lusa.

banner APP

Depois de alguns meses de testes, o agricultor já conseguiu perceber que é possível antecipar a produção em cerca de um mês, o que permitirá, no futuro, evitar a importação de tomate e ter preços mais competitivos.

Para já, o projeto está confinado a meio hectare numa exploração onde foram investidos cerca de 80 mil euros para instalar uma caldeira que destrói tudo o que possa ser considerado biomassa, como caroço de azeitona. Para além disso, ao longo da estufa foram construídos tubos de plástico que levam ar quente até à planta para promover o seu crescimento.

Os testes deverão continuar por mais dois ou três anos, mas o objetivo do agricultor é alargar este método de produção a 10 hectares de estufa.