Tecnologia

App quer simplificar trabalho dos apicultores ao criar ‘colmeias hi-tech’

A história é contada pela Euronews: um projeto de investigação europeu está a desenvolver uma aplicação móvel que pretende facilitar as inspeções dos apicultores às suas colmeias, um trabalho essencial para garantir o bem-estar das abelhas e a produtividade da produção.

A ‘Beenotes’, nome que lhe foi atribuído, acompanha os apicultores no trabalho de campo e em trabalho de análise e, de acordo com a Euronews, “ funciona em várias línguas e é utilizado por centenas de apicultores na Europa, América, África e Austrália”, mas os seus criadores estão a tentar melhorar os algoritmos.

Nassos Katsamanis, engenheiro de software da Beenotes, explica que “é a primeira vez que os apicultores conseguem recolher dados em grande escala. Juntar todos estes apicultores ajuda-nos a desenvolver a inteligência virtual necessária, para que apicultura possa avançar no futuro. Permite que o apicultor escolha as melhores abelhas, as melhores rainhas para reprodução, ano após ano. Desta forma, passo a passo, o número e a qualidade das abelhas melhora.”