O Salão aposta fortemente na inovação e na formação e foi palco da apresentação oficial da Rede Inovar, uma rede de tratamento, difusão de informação técnica e científica e transferência de tecnologia e inovação nos setores agrícola, florestal e agroalimentar e da mostra tecnológica Agrofood iTECH.
Também o Cluster Agroindustrial do Ribatejo traz ao salão o Encontro Internacional de Clusters Agroindustriais.
Durante a manhã do segundo dia, centenas de profissionais assistiram às conferências “Desafios para a Produção de Arroz”, organizada pelo INRB, e “I&D à Medida do Mercado Vitivinícola”, organizada pela ViniPortugal. À tarde, será discutida a “Produção de Trigo de Regadio em Portugal: Novos Problemas”, organizada pelo INRB, e “Reforma da PAC – Os Novos Apoios Verdes”, organizada pela revista VIDA RURAL.
O SIAG promoveu assim um debate profissional e transversal a todos os setores de atividade. Culturas protegidas; olival e azeite, floresta, pecuária, orizicultura, trigo de regadio, vinha e vinho e reforma da PAC são os temas em discussão que vão proporcionar aos visitantes a partilha de casos práticos internacionais e o conhecimento de novas técnicas e abordagens inovadoras nas suas áreas de interesse.