Quantcast
 

CiB: é ilegal a proibição do cultivo de plantas transgénicas

CiB: é ilegal a proibição do cultivo de plantas transgénicas

É ilegal a proibição do cultivo de plantas geneticamente modificadas em França, segundo o Tribunal Superior Francês (Conselho de Estado), que confirmou a decisão do Tribunal Europeu de Justiça. A proibição foi revogada, tendo sido declarado que o Governo francês não apresentou evidências científicas de que estas plantas constituem riscos para a saúde e para o ambiente. 

O Centro de Informação de Biotecnologia (CiB) considera que estas decisões demonstram, mais uma vez, que a proibição do cultivo de variedades vegetais geneticamente modificadas não pode ser exigida pelos governos dos países da União Europeia por motivos políticos, e sem serem apresentados fundamentos científicos.

Pedro Fevereiro, presidente da direção do CiB e investigador de biotecnologia de plantas, declara que “nenhum país europeu, que tenha proibido o cultivo destas culturas, apresentou até hoje evidências baseadas no conhecimento científico para explicar as suas decisões. E essas decisões estão a prejudicar seriamente os agricultores e a competitividade da agricultura europeia ao nível global”. O investigador considera ainda que é “incompreensível a irresponsabilidade demonstrada pelos políticos europeus que insistem em não reconhecer a realidade”.

banner APP
 

Atualmente, cerca de 10% dos solos agrícolas mundiais são cultivados com variedades geneticamente modificadas. A CiB, em comunicado, refere que as vantagens da utilização destes cultivos “foram largamente demonstradas na agricultura mundial, tanto ao nível do aumento da produtividade como da proteção ao ambiente gerada principalmente pela utilização das plantas resistentes às pragas, que evitam o uso de pesticidas”.