Quantcast
Política

Comissão Europeia adota proposta para usar estatísticas agrícolas na construção de políticas

Comissário Europeu para a Agricultura defende ‘união’ dos Estados-Membros para “eliminar distorções competitivas”

A Comissão Europeia propôs recentemente um conjunto de novas regras para recolha e utilização de estatísticas agrícolas. O objetivo é que estes dados passem a ser utilizados de forma mais eficaz na construção de políticas agrícolas.

No website da Comissão Europeia pode ler-se que esta proposta de regulação “irá melhorar a análise do estado, das tendências e do impacto da agricultura europeia e contribuir para as respostas da União Europeia em áreas como alterações climáticas, políticas ambientais, desenvolvimento rural e segurança alimentar. Estas mudanças propostas irão aumentar a coerência das estatísticas da UE na estrutura das produções europeias, acelerar a transmissão de dados e permitir uma recolha de dados mais flexível e direcionada, o que permite reduzir o fardo sobre os produtores europeus”.

De acordo com a Comissão, esta é também uma forma de responder à necessidade de obter informações mais precisas para a construção de novas políticas agrícolas “que beneficiem todos os cidadãos europeus”.