A Companhia das Lezírias, empresa agropecuária detida pelo Estado, registou no ano passado lucros de 1,32 milhões de euros, um incremento de 29,4% face a 2014. Numa nota enviada às redações, a companhia caracteriza 2015 como o “melhor ano de resultados operacionais”.
Em 2015, as vendas da Companhia das Lezírias cresceram 6,8% face à previsão orçamental, um aumento impulsionado pela venda de azeite e vinhos, produtos florestais, bovinos de carne, milho e pelas receitas dos serviços de turismo e visitação, que cresceram 30% face a 2014.
Para além disso, os resultados revelam que o número de visitantes cresceu 20%, atingindo os 13 mil, 7 700 dos quais visitaram o EVOA – Espaço de Visitação e Observação de Aves, localizado na Lezíria Sul, em plena Reserva Natural do Estuário do Tejo.
António Pimentel Saraiva, Presidente do Conselho de Administração da Companhia das Lezírias, refere que “satisfaz-nos o conjunto de resultados apresentados tendo em conta que as perspetivas para 2015, embora desafiantes, apontavam para vendas 8% inferiores a 2014, sendo a principal razão dessa previsão a menor mancha de área a descortiçar. Mas as maiores produtividades das culturas do milho, olival e vinha associadas às vendas de azeite e vinhos, e um melhor desempenho da área florestal, permitiram compensar dificuldades que se anteviam.”
Em 2015, de acordo com António Pimentel Saraiva, “continuou-se a alargar a base de distribuição dos nossos produtos (carne, vinhos e azeite) com um crescente reconhecimento da sua qualidade e imagem e vimos ser renovado o certificado de gestão florestal sustentável (FSC) da nossa floresta.”
De resto, “a atualização e renegociação dos contratos de arrendamento continuam a constituir uma base sólida para os resultados” da Companhia das Lezírias, que arrenda já cerca de 5 860 hectares dos seus 18 mil hectares de extensão totais.
“O ano de 2015 não só regista os melhores resultados de sempre, como consolida uma tendência de fortalecimento dos resultados de algumas atividades atenuando a oscilação de cada exercício associada à tiragem de cortiça e outros produtos florestais”, conclui.