Quantcast
Política Agrícola

Consulta pública da PAC recebe mais de 10 mil respostas

Comissão Europeia lança consulta pública sobre desenvolvimento rural

Bruxelas lançou no início deste mês uma consulta pública sobre o futuro da Política Agrícola Comum (PAC) depois de 2020 e que terá uma duração de 12 semanas. De acordo com o portal Agrodigital, só nas primeiras duas semanas esta consulta da Comissão Europeia já recebeu mais de 10 mil respostas de cidadãos.

O objetivo desta iniciativa é criar um relatório que, para além de avaliar os possíveis impactos financeiros do Brexit, reúna as opiniões dos agentes do setor agrícola sobre uma ‘nova PAC’.

Phil Hogan, Comissário Europeu para Agricultura, acredita que o atual sistema de co-decisão entre a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu é demasiado complexo e não dá respostas atempadas numa altura de grande volatilidade dos mercados, da emergência de acordos de livre comércio com países terceiros e numa altura em que se tem de preservar o meio ambiente face às alterações climatéricas.

Esta consulta pública e europeia estará aberta até ao próximo dia 2 de maio e pretende reunir opiniões de agricultores, cidadãos, organizações e outras entidades interessadas em fazerem-se ouvir acerca do futuro da política europeia para a agricultura.