Quantcast
agricultura

EDIA garante 20 mil novos hectares para regadio na próxima campanha agrícola

EDIA abre concurso para rede global de rega de Alqueva

A obra correspondente ao concurso público para a construção do último bloco necessário para concluir em 2015 toda a rede de rega de Alqueva foi consignada para a infraestrutura Roxo/Sado. Segundo avançou José Pedro Salema, Presidente do Conselho de Administração da EDIA, ao programa Agricultores do Sul, a EDIA irá garantir 20 mil novos hectares para regadio na próxima campanha agrícola.

José Pedro Salema revelou também que as manchas correspondentes aos blocos de rega de S. Pedro Baleizão/Quintos e Cinco Reis/Trindade vão ficar concluídas até à próxima campanha agrícola, ou seja, até março de 2015. Esta mancha corresponde aos cerca de 20 mil hectares que vão juntar-se aos 68 mil já instalados para rega. Os trabalhos referentes às restantes dez empreitadas, que correspondem a cerca de 30 mil hectares, deverão ficar concluídos até final de 2015.

banner APP VR Mobile

“O regadio a partir de Alqueva trouxe uma nova dinâmica produtiva à região e ao país, tendo as exportações, principalmente de vinho e de azeite, aumentado consideravelmente. Os agricultores investiram fortemente na reconversão das suas explorações e na aposta em novas culturas, inclusive aqueles onde a água ainda não chegou, através de captações provisórias”, explica a EDIA em comunicado.