Agricultura

Emprego agrícola subiu 20%

Emprego agrícola subiu 20%

A agricultura portuguesa emprega 77 mil pessoas em funções permanentes, um crescimento de 20,5% em três anos e de mais de 50% desde 2009. Os dados são do INE e mostram que destes, 14 mil têm cargos de direção na agricultura.

Mas apesar do aumento do emprego no setor, a idade média do produtor agrícola em Portugal aumentou dos 64 anos em 2013 para 65 anos em 2016, com os dados a mostrarem ainda que cerca de dois terços dos agregados domésticos dos produtores têm como fonte de rendimento pensões e reformas.

No que diz respeito às culturas em que os agricultores portugueses mais investem, destaque para os frutícolas, hortícolas, vinho, azeite e cereais.

Recentemente, o INE revelava que, em 2016, a agricultura biológica ocupava já cerca de 6,9% da Superfície Agrícola Utilizada em Portugal, um valor que deverá continuar a aumentar, sobretudo agora que já está em marcha a Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica’, um plano que estabelece cinco objetivos estratégicos e dez metas para atingir no espaço de uma década.