Regadio

Empresa nacional integra projeto Maslowaten

Governo dá ‘luz verde’ ao bloco de rega de Viana do Alentejo

A empresa nacional Boa Energia foi uma das selecionadas para integrar o projeto Maslowaten, um projeto de investigação europeu que está a desenvolver um sistema de irrigação alimentado por energia solar que se estima que possa trazer uma poupança de cerca de 50% nos custos energéticos atuais com irrigação.

À VIDA RURAL a empresa Boa Energia explica que foi selecionada para “aplicar esta solução em Portugal”. “É uma solução inovadora e ecológica que basicamente consiste no uso de sistemas de bombagem fotovoltaica para irrigação agrícola, maximizando a utilização fotovoltaica em sistemas de bombagem e rega de larga escala, obtendo poupanças energéticas que poderão ultrapassar os 50%”, acrescenta.

“Com os visíveis efeitos das alterações climáticas em Portugal, os produtores agrícolas têm percecionado um aumento nas despesas relacionadas com o consumo de energia e água. Com o objetivo de contrariar esta situação, a Boa Energia, com a implementação desta solução, pretende que os produtores agrícolas alcancem ganhos energéticos nas suas explorações bem como reduzir custos de produção”, dizem ainda os responsáveis.

A Agricultura é atualmente responsável por cerca de 70% de toda a utilização de água a nível mundial. Contudo, com a população mundial a chegar aos 9 mil milhões já em 2050, a procura por este recurso deverá aumentar 55%.