Nos próximos dias 9 e 10 de abril, cerca de 150 estudantes do ensino superior agrário, distribuídos por 30 equipas, vão desafiar-se numa competição que pretende colocar à prova os seus conhecimentos. Batizada de ’24 Horas de Agricultura Syngenta’, a iniciativa realiza-se no Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa, e pretende simular situações do quotidiano da profissão agronómica para colocar à prova as aptidões técnicas e organizativas e dos concorrentes.
O evento, subordinado ao tema “Valor Agrícola de Nova Geração”, incluirá provas onde serão utilizadas tecnologias avançadas, incluindo agricultura de precisão, e durante as quais os futuros engenheiros agrónomos serão desafiados a encontrar soluções para problemas técnicos e de gestão da exploração agrícola, numa lógica de criação de valor em organizações e em ambiente outdoor, indoor e misto
“As 24 Horas de Agricultura Syngenta recorrem a metodologias e contextos inovadores, apoiando toda a estratégia pedagógica na associação entre a realidade empresarial e o comportamento organizacional, e mantêm um compromisso com a investigação e atualização contínua dos conhecimentos. O evento conta com um itinerário pedagógico que contempla processos e ferramentas destinadas à promoção das competências pessoais dos alunos”, explica a organização do evento.
O evento é uma iniciativa conjunta da Associação Portuguesa de Horticultura (APH), da IAAS Portugal – International Association of Students in Agricultural and Related Sciences e da SFORI.