Quantcast
explorações agrícolas

Estudo prevê perdas de 7,5 milhões com fim das quotas leiteiras

Agrolex assina contrato de 20 milhões com empresa saudita

Um estudo encomendado pelo Governo dos Açores à Fundo de Maneio prevê que o fim das quotas leiteiras em 2015 leve a uma redução de 10% nas receitas das explorações leiteiras, uma quebra de cerca de 7,5 milhões de euros.

O estudo tem em conta as receitas e subsídios de 2011 e parte do pressuposto que o valor bruto da produção, deduzido do custo das matérias-primas e de outros consumos no processo produtivo, (VAB) sofre uma variação (negativa ou positiva) de 448 mil euros por cada variação de 1 milhão de euros nas receitas do setor agropecuário.

A avaliação do impacto do fim das quotas leiteiras considera que o cenário mais provável é o de perda de receitas para as explorações. Assim, num cenário de uma queda de 10% das receitas será necessária uma compensação de 13,45% nos subsídios correntes às explorações, “de forma a manter o rendimento do setor agropecuário”.

banner APP
 

Se o valor dos subsídios se mantiver, então a compensação terá de ser pelo lado das receitas, o que, sustenta o estudo, “poderá ser feito através de várias formas, entre as quais a diversificação das atividades, o aumento no preço pago ao produtor pela indústria ou a valorização do leite, diretamente, na exploração e posterior escoamento para o mercado”.

O estudo refere ainda que “é possível que haja várias insolvências de explorações não viáveis e, dada a interligação existente entre explorações, através de partilha de conhecimentos entre agricultores, de equipamento técnico, de mão-de-obra, entre outros, podem colocar em causa a viabilidade de outras”.