Quantcast
Agricultura

InovTechAgro é constituído amanhã

InovTechAgro é constituído amanhã

A cerimónia de assinatura do protocolo de constituição do Centro de Competências InovTechAgro – Centro Nacional de Competências para a Inovação Tecnológica do Sector Agroflorestal realiza-se esta quarta-feira, dia 16 de setembro, no INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, em Oeiras.

Os Centros de Competência, como estruturas em rede que juntam os produtores, indústria, sistema científico e tecnológico nacional e as autarquias, têm-se revelado determinantes para alcançar a necessária competitividade e sustentabilidade socioeconómica do sector agroflorestal nacional.

O centro de competências visa a promoção de um setor mais inteligente, seguro, moderno e sustentável, reforçando as medidas de proteção ambiental e luta contra as alterações climáticas, tão importantes no seio da Política Agrícola Comum no período pós 2020.

“O InovTechAgro terá competências nas áreas de agricultura de precisão, digitalização e mecanização agrária, em todo o território nacional e constitui um claro sinal da enorme mobilização do sector agroflorestal em torno de uma temática que se revela fundamental para a competitividade do nosso país”, refere em comunicado.

O Centro de Competências conta com a participação de 65 entidades representantes de organizações de agricultores, centros de ensino e investigação, entidades privadas, administração pública e empresarial do Estado.

Quanto ao evento, contará com a presença confirmada da ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, e do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor. A sessão, que por limite de presenças físicas só poderá contar com o Grupo de Entidades Gestoras,  vai ser transmitida em direto a partir das 14h10 através da página de Facebook da Rede Rural Nacional.